O que Fazemos
Gestão Ambiental e Valorização Energética.
A AVE posiciona-se no mercado dos resíduos como uma empresa vocacionada para a gestão ambiental e valorização energética e material dos resíduos passíveis de serem coprocessados pelas unidades da indústria cimenteira nacional.
A AVE posiciona-se no mercado dos resíduos como uma empresa vocacionada para a gestão ambiental e valorização energética e material dos resíduos passíveis de serem coprocessados pelas unidades da indústria cimenteira nacional.
A AVE acompanha o circuito dos resíduos para coprocessamento ao longo de todas as suas fases, desde a identificação de resíduos passíveis de serem utilizados como combustível alternativo ou matéria-prima secundária no fabrico de clínquer até ao estudo da sua viabilidade e controlo de qualidade.
A AVE assume-se como a ponte entre os produtores e operadores de resíduos e a indústria cimenteira, na identificação das soluções tecnologicamente mais avançadas, ambientalmente mais sustentáveis e economicamente mais competitivas.
Aos produtores e operadores de resíduos propicia um destino final ambientalmente sustentável. À indústria do cimento proporciona uma solução inovadora que permite aumentar a competitividade através da redução de custos energéticos.
A AVE permite, assim, ter uma relação win-win para o ambiente, para a economia, para as empresas e para o País.
Atividade
A substituição de combustíveis fósseis por combustíveis derivados de resíduos é uma atividade que se encontra em expansão, particularmente quando a reciclagem desses resíduos já não tem viabilidade atendendo ao fim do seu ciclo de vida dos produtos por via do término do seu ciclo de utilização ou pela mistura de materiais que fazem parte da sua composição e por isso inviabilizam a sua reciclagem.
Plásticos mistos, têxteis e calçado em fim de vida, utilidades de papel cartão, bolsas plásticas com película de alumínio, fração de pneus não reciclável ou madeiras de mobiliário doméstico, são alguns dos fluxos de resíduos que dão origem ao CDR.
Atualmente existem vários tipos de resíduos, que são recebidos e processados em Portugal com origem noutros países nomeadamente Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha e Bélgica tendo como destino, as plataformas de reciclagem, os preparadores de CDR, a valorização energética e os aterros.
Os procedimentos para a troca intercomunitária de resíduos estão devidamente suportados nas normas e procedimentos definidos no Regulamento Europeu 1013/2006 e carecem de registo prévio de intenção de troca numa plataforma eletrónica operada pela autoridade ambiental do país de origem e do país de destino, sendo que no caso de Portugal é a Agência Portuguesa do Ambiente.
A AVE acresce aos procedimentos que antecedem a utilização destes resíduos, com o recurso a uma entidade independente (SGS) que valida na origem a tipologia e especificação dos resíduos, com recurso a procedimentos certificados com recurso a recolha de amostras e posterior análise, por forma a garantir a rastreabilidade e fiabilidade da tipologia de resíduos.
A AVE recebe resíduos para preparação de combustíveis alternativos que são utilizados nos fornos das 6 cimenteiras localizadas em Portugal continental.
A AVE e os consumidores dos combustíveis aplicam as melhores práticas na preparação, análise e utilização de combustíveis alternativos, tendo ao longo da sua atividade evitado mais de 3 milhões de toneladas de CO2 e mais de 2 mil milhões de toneladas de combustíveis fósseis, sendo que os resíduos importados contribuíram em cerca de um terço destes valores”.